Os atletas Rogério Emerick, Cesar Augusto Zorze Furtuoso e Felipe dos Santos Cavalheiro, que fazem parte do projeto de karatê da Prefeitura de Araucária, viveram na tarde de quarta-feira (21) mais um momento importante nas suas trajetórias como atletas: eles receberam a faixa preta.
O sensei João Carlin Padilha entregou as faixas aos seus pupilos. “É com muito orgulho que passo a faixa a esses três atletas que conquistaram não apenas a graduação de faixa preta, mas venceram a primeira etapa de suas vidas no karatê”, afirmou. “São três alunos dedicados e atletas muito competentes, tanto que todos conquistaram títulos importantes em campeonatos nacionais e internacionais”, comentou.
Rogério Emerick é campeão brasileiro adulto; Cesar Augusto Zorze Furtuoso é terceiro lugar no Campeonato Sulamericano, realizado no Paraguai; e Felipe dos Santos Cavalheiro é campeão Sub 21.
Amor pelo esporte
Rogério começou a lutar karatê aos 16 anos. “No começo não foi fácil, pois eu também tinha que trabalhar e ajudar em casa, então quase desisti do karatê. Mas recebi o incentivo da Prefeitura com o Bolsa Atleta e ficou mais fácil”, conta.
Hoje, aos 23 anos, ele é campeão brasileiro adulto. “Tenho amor pelo esporte e sei que valeu a pena tanto esforço”, comemora. E as vitórias do atleta não se resumem apenas aos tatames. “Sou formado em Educação Física e estou fazendo pós-graduação. O karatê abriu as portas da faculdade para mim e me deu uma profissão”, comenta.
O apoio do sensei Carlin não é esquecido pelo atleta. “Posso dizer que a minha trajetória é de sucesso e agradeço muito ao professor Carlin, em quem eu me espelho. Ele é mais do que nosso técnico; é também nutricionista, psicólogo, amigo... é como um pai para todos nós”, elogia.
Faixa preta
Além de manter o quimono fechado, a faixa serve para indicar o nível de graduação do karateca. A cor tem um significado simbólico e a faixa preta faz referência à superação dos desafios dos primeiros anos do esporte e ao conhecimento da técnica e da filosofia do karatê adquiridos durante anos de treinamento.
Após receber a faixa preta, o karateca que continua se dedicando ao karatê começa a receber as faixas claras novamente, completando um ciclo. “A faixa preta é o começo da jornada de um karateca, pois estamos em constante aprendizado”, explicou o sensei Carlin.
(Foto: Divulgação/SMEL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário